Há brasileiros usando B4A?

Se o seu problema não for o inglês, esse forum aqui funciona muito bem.
Tem tutorial praticamente para tudo. E quando você coloca uma dúvida nova aqui, acredite, a resposta é quase instantânea...
Estou percebendo, muito bom mesmo. Eu queria mais trocar ideia com quem está usando e fazendo, pq nos videos tutoriais tudo é muito lindo, mas na hora da prática às vezes as coisas emperram.
 

jroriz

Active Member
Licensed User
Longtime User
Estou percebendo, muito bom mesmo. Eu queria mais trocar ideia com quem está usando e fazendo, pq nos videos tutoriais tudo é muito lindo, mas na hora da prática às vezes as coisas emperram.
Então, uma coisa boa do produtos B4X é que TUDO FUNCIONA. Seguindo os tutoriais vai funcionar. E quando algo der errado, pedindo ajuda no forum (se sua dúvida não tiver sido respondida anteriormente) você terá ajuda com certeza.

É só usar a caixa de pesquisa no cabeçalho. Eu ainda costumo colocar o produto na frente da dúvida para refinar. Tipo: "B4A splash screen".

TODAS as minhas threads (e são muitas) estão RESOLVIDAS, e resolvidas em alguns minutos!. Veja: https://www.b4x.com/android/forum/search/58382/

Uso o B4A e o B4J desde a versão 1.0, e não tenho NADA que reclamar.

Se estiver na dúvida sobre deixar outra plataforma de desenvolvimento, nem pisque...
 

jroriz

Active Member
Licensed User
Longtime User
Pois é, eu insisto que as postagens sejam feitas aqui no forum do B4X. Quanto mais "espalhar" pior... E aqui tem tudo que a gente precisa.
 

Cristianlt

Member
[QUOTE = "jroriz, postagem: 811703, membro: 13896"]
rorizj@gmail.com
A propósito, DESINSTALEI o visual studio e estou usando somente o B4J - com vantangens.
[/CITAR]

Uau!!!

Pra falar a verdade estou bem cansado de a cada dia ter que incluir um monte de ferramentas em meu cinto de trabalho, AMO VB.NET, mas você já sabe! a Microsoft está sempre decepcionado o DEV VB e isso força termos que aprender ferramentas que não prefiro usar como C# e outras.

estou já algumas semanas acompanhando o B4X mas ainda não compreendi toda a tecnologia, tenho algumas dúvidas.

B4J tem:

* boa integração com produtos Microsoft office?
* Desenvolvimento Web é com ABMaterial ? pelo que vi vou usar um só dialeto, seria como Asp.net? tem o mesmo alcance?
* desenvolvimento web service ?
* desenvolvimento de api?
* quais são os outros dialetos necessários para se completar uma aplicação? ou seria mais parecido com Delphi, um só dialeto pra tudo?

Na verdade quero realmente simplificar meu trabalho reduzindo muito as ferramentas de trabalho. cheguei a pensar a usar somente VB.net desktop com Bubble para tudo!
 

jroriz

Active Member
Licensed User
Longtime User
[QUOTE = "jroriz, postagem: 811703, membro: 13896"]
rorizj@gmail.com
A propósito, DESINSTALEI o visual studio e estou usando somente o B4J - com vantangens.
[/CITAR]

Uau!!!

Pra falar a verdade estou bem cansado de a cada dia ter que incluir um monte de ferramentas em meu cinto de trabalho, AMO VB.NET, mas você já sabe! a Microsoft está sempre decepcionado o DEV VB e isso força termos que aprender ferramentas que não prefiro usar como C# e outras.

estou já algumas semanas acompanhando o B4X mas ainda não compreendi toda a tecnologia, tenho algumas dúvidas.

B4J tem:

* boa integração com produtos Microsoft office?
* Desenvolvimento Web é com ABMaterial ? pelo que vi vou usar um só dialeto, seria como Asp.net? tem o mesmo alcance?
* desenvolvimento web service ?
* desenvolvimento de api?
* quais são os outros dialetos necessários para se completar uma aplicação? ou seria mais parecido com Delphi, um só dialeto pra tudo?

Na verdade quero realmente simplificar meu trabalho reduzindo muito as ferramentas de trabalho. cheguei a pensar a usar somente VB.net desktop com Bubble para tudo!

* boa integração com produtos Microsoft office?
SIM
* Desenvolvimento Web é com ABMaterial ?
SIM, MAS NÃO SOMENTE
pelo que vi vou usar um só dialeto, seria como Asp.net? tem o mesmo alcance?
SIM
* desenvolvimento web service ?
SIM
* desenvolvimento de api?
SIM
* quais são os outros dialetos necessários para se completar uma aplicação? ou seria mais parecido com Delphi, um só dialeto pra tudo?
SÓ A IDE DO B4J - MAIS NADA
 

Cristianlt

Member
* boa integração com produtos Microsoft office?
SIM
* Desenvolvimento Web é com ABMaterial ?
SIM, MAS NÃO SOMENTE
pelo que vi vou usar um só dialeto, seria como Asp.net? tem o mesmo alcance?
SIM
* desenvolvimento web service ?
SIM
* desenvolvimento de api?
SIM
* quais são os outros dialetos necessários para se completar uma aplicação? ou seria mais parecido com Delphi, um só dialeto pra tudo?
SÓ A IDE DO B4J - MAIS NADA

Muito obrigado pela sua orientação!🙇‍♂️

Estou realmente inclinado a adotar o B4X como minha plataforma de desenvolvimento desktop e Web/Responsivo.
Hoje chega a ser irritante o grande volume de ferramentas codependentes para que seja possível concluir um projeto, além é claro, da altíssima frequência de descontinuidade de produtos e novas versões sem 100% de compatibilidade.

B4X, pode ser o que estou procurando a bastante tempo, fazendo mais com menos modismo!

Obrigado🙏
 

Dailson Coelho Machado

Member
Licensed User
Longtime User
Já uso B4A e B4J a pelo menos uns 7 anos. Tenhos vários projetos e tenho 2 apps rodando do lado do cliente. Tenho uma vasta experiência no setor de automação industrial. Atualmente estou implementando uma solução com b4a + opencv.
 
Last edited:
Conheci B4X ontem. (as notícias demoram para chegar em Porto Alegre/RS :D)
Criei uma VM no VirtualBox com o Windows só para testar. A primeira impressão foi muito boa.
Já saiu até um programinha ridículo para o Android.
Agora é ler a documentação e assistir aos vídeos.
 

jroriz

Active Member
Licensed User
Longtime User
Conheci B4X ontem. (as notícias demoram para chegar em Porto Alegre/RS :D)
Criei uma VM no VirtualBox com o Windows só para testar. A primeira impressão foi muito boa.
Já saiu até um programinha ridículo para o Android.
Agora é ler a documentação e assistir aos vídeos.
Tem volta mais não. Uso o B4J (abandonei o visual studio e tudo o mais) e o B4A.
TODAS as dúvidas que tive foram resolvidas em minutos utilizando o campo de pesquisa lá em cima.
Bem-vindo.
 
Bom dia Pessoal
Sou de Guarulhos, conheci o B4a em 2019 e com a pandemia criei algumas ferramentas como hobby.
Tenho um App de agentamento e um outro de bolão que acompanha o campeonato brasileiro.
Sempre trabalhei com VB6, onde facilitou muito a utilização da ferramenta.
 
Bom dia Pessoal
Sou de Guarulhos, conheci o B4a em 2019 e com a pandemia criei algumas ferramentas como hobby.
Tenho um App de agentamento e um outro de bolão que acompanha o campeonato brasileiro.
Sempre trabalhei com VB6, onde facilitou muito a utilização da ferramenta.
Boa noite, tudo bem ?
Tambem sou de Guarulhos, conheci o B4A a 45 dias, estou impressionado com a facilidade para desenvolver mas, estou um pouco preocupado se vale a pena entrar de cabeça porque não tenho muitas informações a respeito e tenho medo de entrar em uma plataforma que será descontinuada.
Continua a programar no B4A ?. se puder me dar uma dica agradeço, estou muito empolgado, nunca encontrei nada melhor que isso para desenvolvimento Android.
Obrigado.
 

Claudio Oliveira

Active Member
Licensed User
Longtime User
Bom dia, pessoal!
Essa preocupação surgiu há algum tempo (bastante tempo, na verdade) e a resposta do Erel Uziel, autor da ferramenta e dono da Anywhere Software, foi basicamente a seguinte: Hoje a Anywhere Software é uma companhia estável com uma grande equipe de pesquisa & desenvolvimento e já não depende só de mim. O que quer que me aconteça, a companhia e seus produtos continuam. Não há qualquer previsão ou expectativa de descontinuidade.

Mais recentemente, o B4A, que era pago, passou a ser gratuito graças a acordos feitos pela Anywhere Software com outras empresas importantes - uma espécie de "joint venture" - que entraram com financiamento possibilitando que o Basic for Android passasse a ser gratuito.
Eu não me preocuparia com isso, não... Basta dar uma olhada nas empresas que utilizam a suíte B4X como plataforma de desenvolvimento: NASA, IBM, HP, Honda, Bosch e Adobe. Estas são as que estão na página inicial do site www.b4x.com.
Certamente há muitas outras.

Já houve uma ferramenta chamada Basic4PPC - que foi criada pelo Erel para desenvolvimento de aplicativos para "pocket PC" rodando Windows Mobile. O suporte a essa ferramenta foi encerrado uma vez que a própria Microsoft encerrou a produção e suporte do Windows Mobile - inclusive a produção do Windows Phone foi descontinuada. Assim não fazia sentido investir em P&D e na evolução de uma linguagem de programação para uma plataforma sem futuro. Acho que o Basic4PPC ainda está disponível para baixar aqui no site em algum lugar...
 

jroriz

Active Member
Licensed User
Longtime User
Boa noite, tudo bem ?
Tambem sou de Guarulhos, conheci o B4A a 45 dias, estou impressionado com a facilidade para desenvolver mas, estou um pouco preocupado se vale a pena entrar de cabeça porque não tenho muitas informações a respeito e tenho medo de entrar em uma plataforma que será descontinuada.
Continua a programar no B4A ?. se puder me dar uma dica agradeço, estou muito empolgado, nunca encontrei nada melhor que isso para desenvolvimento Android.
Obrigado.
Uso o B4A desde que foi criado. Não posso garantir que não será descontinuado como muitos produtos do Google e Microsoft são, mas caso seja descontinuado tenho certeza que a comunidade não será desfeita.
Pode entrar de cabeça sem medo!
 

Leandro Vaufran Stievano

Member
Licensed User
Bom dia Pessoal
Sou de Guarulhos, conheci o B4a em 2019 e com a pandemia criei algumas ferramentas como hobby.
Tenho um App de agentamento e um outro de bolão que acompanha o campeonato brasileiro.
Sempre trabalhei com VB6, onde facilitou muito a utilização da ferramenta.
Um complemento adicional, visite o site: https://basic4brasil.com.br/ você vai achar muito material em português, alem de ter o link para o grupo do WhatsApp, comunidade com +- 200 participantes BR...
E mais uma dica pra te ajudar nesse inicio de jornada, tem o curso do Lucas:
Tudo isso em português.
Sucesso pra você
 
Top